Buscar

9 Passos para o Desfralde

Atualizado: 23 de set.

Assim como andar, falar e se alimentar sozinhos, o desfralde é uma das grandes conquistas rumo à autonomia dos bebês e crianças. Segue abaixo algumas dicas importantes aos pais/responsáveis para ajudar nessa etapa tão importante na vida deles e dizer adeus às fraldas:


Fonte Imagem: Pampers

1. O primeiro passo para saber se a sua criança está pronta para desfraldar é observar se a sua fralda permanece seca por pelo menos 2 horas a cada troca.


2. Observe também se a criança já mostra sinais conscientes de estar molhada e a necessidade de estar limpa ou trocar fraldas; assim pedindo para retirá-las ou removendo-as por si mesma.

3. Prepare- se mentalmente para ajudar a sua criança. Ela precisa da sua paciência e controle emocional para que esse processo ocorra com sucesso e sem traumas. Somente comece esse processo se você, pai e mãe também estiverem prontos. Esse processo é longo e as expectativas de desfralde completo devem ser de pelo menos 21 dias podendo demorar mais ou menos dependendo da criança.

4. Encoraje a sua criança a participar nas escolhas do adaptador de vaso para ela sentar confortavelmente, do penico e até mesmo de cuecas e calcinhas de personagens que ela goste.

5. Dê o modelo do uso do banheiro levando a sua criança para usar o vaso e/ou penico quando você for utilizá-lo.

6. Comece a implementar a rotina para usar o vaso sanitário ou penico, tais como: ao acordar ou antes da hora de dormir; assim gradualmente aumentando a frequência do uso do vaso sanitário para cada 2 horas.

7. Escolha um método de recompensa, por exemplo: adesivos ou estrelinhas para que a criança entenda concretamente o sucesso que ela está tendo ao sentar no vaso, fazer o xixi e até mesmo o cocô no vaso. Crianças nessa idade aprendem concretamente e essa recompensa deve ser feita de acordo com o que a criança precisa no momento. Por exemplo, se essa criança tem dificuldades de sentar no vaso, devemos primeiramente focar nesse objetivo.

8. Deixe sua agenda livre para os próximos dias para ajudar, ensinar e dar o suporte físico, mental e emocional que a sua criança precisa nesse aprendizado.

9. Substitua as fraldas por calcinhas e cuecas. Lembre-se que ter acidentes é típico e ajuda a criança a entender todo o processo sentindo a bagunça diretamente na pele. Aqui a criança está praticando o controle dos órgãos internos para segurar e soltar esse xixi e esse cocô. Por isso mesmo, é importante o uso frequente de calcinhas e cuecas durante o dia todo.


Obs: As crianças desenvolvem um conforto para fazer xixi no vaso sanitário ou penico mais rápido que o cocô, assim como, obtém mais controle desses órgãos internos de segurar o xixi e o coco durante o dia do que a noite.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo