Buscar

A importância do desenho infantil nos primeiros anos de vida

Estimular a criança a desenhar desde pequena é importante para ajudá-la a se expressar. Esses desenhos abrem um mundo de possibilidades para que essa criança aumente a sua flexibilidade e variedade de formas em comunicar suas preferências, seus quereres e suas emoções.


Assim, o desenho que essa criança produz, nos auxilia a perceber, observar e obter informações sobre o desenvolvimento dela, em suas diferentes etapas da infância.



No começo, o que fica no papel são alguns rabiscos. A mão tenta coordenar em segurar o lápis e produzir uma expressão do que essa criança carrega dentro de si, mas ainda sem muita firmeza o limite físico da folha é quase sempre ultrapassado. Quando essa criança se aventura nesses primeiros desenhos, ela se surpreende e mostra mais interesse no efeito que produz ao passar o lápis sobre o papel do que em representar qualquer coisa que predomina a imaginação.


É com o passar do tempo e com os estímulos oferecidos à criança que o desenho evolui. Assim, esse desenho passa a ter mais informações, formas mais precisas e mais variedade de materiais e texturas. Com a precisão da coordenação motora fina, bilateral e de olho-mão, essa criança imita linhas e círculos na idade de 3 anos, desenha uma pessoa em formato simples na idade de 3.5 e começa a escrita por volta dos 4.




8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo